| DISCO DA SÉRIE LANÇADO EM 2000 |
| DISCO BRASILEIRO, DE 1989 |
A série estreou em 20 de junho de 1971 como um sketch do Programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em1972, o canal transformou-se na atual Televisa e o programa se tornou uma série semanal com duração de meia hora, formato mantido até seu encerramento, em 12 de janeiro de1992.
El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil é exibida pelo SBT desde 24 de agosto de 1984, é exibido também pelo Cartoon Network.
O programa começou como esquete do antigo programa Chespirito em 1971, depois que seu protagonista, Chaves, apareceu junto com outra personagem, a Chiquinha.[2] A princípio se dirigia a um público maduro, mas se mostrou extremamente bem-sucedido entre as crianças mexicanas, e então decidiu-se "redirecionar" o programa para o público em geral, sem restrições. O nome "El Chavo del Ocho" é uma referência à emissora de TV que o produzia originalmente que era no Canal 8. Depois, a emissora se uniu a uma outra formando a Televisa, e o "8" passou a ser a suposta casa do Chaves, o que cria o mistério da série, já que não se sabe onde ele realmente mora.
Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, foi o criador principal e a estrela do programa. Chamou Florinda Meza para atuar no seriado, a Dona Florinda. Chespirito e Florinda Meza Garcia iniciaram um relacionamento em 1978, que dura até hoje. Chespirito contratou Ramón Valdés, um ator renomado no México, que havia feito vários filmes, a quem havia conhecido há muitos anos. Carlos Villagrán era somente um fotógrafo amigo de Rubén Aguirre (que havia atuado com Chesperito no Programa Los Super Genios de la Mesa Cuadrada) e foi a uma festa feita por ele. Carlos Villagrán deu um passo para a comédia ao inflar suas bochechas além do normal, e Rubén Aguirre contou a Roberto Gómez Bolaños sobre o talento oculto de seu amigo. Carlos Villagrán foi contratado rapidamente para o programa. María Antonieta de Las Nieves era uma atriz que só havia usado a voz para dublagens e anúncios da Televisa. Ao ouvir sua voz, Roberto Gómez Bolaños pensou que era perfeita para o programa. Os últimos a unirem-se ao programa foram Angelines Fernández, uma antiga atriz de telenovelas, Edgar Vivar, que havia iniciado sua carreira artística em 1964 e Horácio Gómez Bolaños, o irmão de Chespirito, que nunca antes havia considerado a atuação; originalmente só ia supervisionar o programa.
No seu auge de popularidade, Chaves, em mais de 120 países, em meados dos anos 1970, teve audiência mundial estimada em 350 milhões de telespectadores, e foi o programa mais assistido na televisão mexicana, e de todos os países onde foi exibido; por esta razão está no Guiness Book desde 2003. O seriado obteve popularidade inclusive no Brasil apesar das reprises; sempre foi um ponto forte do SBT por conseguir alavancar a audiência dos horários que estão em baixa.
SAIBA MAIS SOBRE O CHAVES AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário